A cultura do lamen, orgulho nipônico, no Brasil.

O Lamen é um prato de origem chinesa que se desenvolveu no Japão adaptando-se ao gosto dos japoneses e estabelecendo um estilo peculiar. Como resultado, cada restaurante pesquisou, elaborou e evoluiu no que se refere a seu próprio caldo, ingredientes e macarrão. O lamen é hoje um prato popular bastante apreciado e que representa a culinária japonesa assim como o sushi, sukiyaki e tempura. A isso denominamos de “cultura do lamen”. Como o Lamen Kazu é um restaurante especializado em lamen, tem como objetivo expandir essa “cultura do lamen” no Brasil. Nosso sonho é proporcionar a todos satisfação, apresentando no Brasil a cultura alimentícia do lamen, da qual o Japão se orgulha, na busca do verdadeiro sabor.

O que é lamen?

O lamen foi introduzido da China, no Japão, no início da era Meiji(1868~1912) e, apesar de ser um prato de macarrão que se difundiu no país através dos restaurantes chineses, desenvolveu-se até nossos dias de forma peculiar, com o macarrão, ingredientes e caldo adaptados ao gosto dos japoneses. Como resultado, atualmente é diferente do lamen original da China e, em sentido inverso, é o lamen japonês que invade o mercado chinês.
O macarrão possui elasticidade, com a farinha de trigo, sua principal matéria-prima, sendo amassada e misturada com água contendo carbonato de sódio, carbonato de potássio e outros álcalis. O caldo que serve de base é extraído de ossos de suínos e frangos e misturado a um molho composto de diversos condimentos. Cada restaurante de lamen tem suas peculiaridades, com variações nos ingredientes para o preparo do caldo, no método de preparação do molho e na espessura do macarrão. Os ingredientes populares que servem de acompanhamento ao macarrão são Tchashu, com carne suína cozida no shoyu, tempero à base de brotos de bambu fermentados denominado Menma e cebolinha.

Lamen: apreciado como prato nacional

O lamen é um dos pratos mais populares do Japão, tendo um sabor apreciado pelas crianças e adultos japoneses, geralmente apaixonados por macarrão. Em qualquer esquina se encontra um Lamen-ya [restaurante especializado em lamen]. Se o sushi, tempura, sukiyaki são representantes de pratos sofisticados, pode-se afirmar que o lamen é outra face mais popular da culinária japonesa.  

O lamen se difundiu por todo o Japão com diversas variações, como o Tonkotsu Lamen, um caldo denso à base de ossos de suínos, ou o Tchanpon, que normalmente leva verduras e frutos do mar em abundância, com os respectivos restaurantes competindo entre si para apresentar o melhor sabor.